Recordista sul-americano da maratona, brasileiro de 26 anos só vai poder voltar a competir em 2029 A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) anunciou nesta quarta-feira a punição para Daniel Nascimento. Atual recordista sul-americano da maratona, o brasileiro de 26 anos testou positivo para três substâncias proibidas em exames fora de competições realizados às vésperas das Olimpíadas de Paris. Pelo uso de drostanolona, metenolona e nandrolona, três hormônios anabolizantes, ele foi suspenso por cinco anos, com início do gancho retroativo a 15 de julho de 2024. Assim, o atleta só vai poder voltar às competições em julho de 2029.
Daniel do Nascimento, o Danielzinho, único brasileiro com índice para correr a maratona olímpica de Paris 2024
Marcel Merguizo
Entidade responsável pelo controle antidopagem do atletismo e independente à World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), a AIU decidiu que todos os resultados de Daniel Nascimento a partir de 4 de julho de 2024 foram anulados. Ainda assim, o brasileiro mantém o recorde sul-americano da maratona, com 2h04min51s.
A pena máxima para uma violação de doping é de quatro anos, mas a AIU julgou que houve circunstâncias agravantes no caso de Daniel Nascimento, que não conseguiu comprovar uso não intencional das substâncias proibidas. O gancho então passou a seis anos, mas o brasileiro foi beneficiado com a redução de um ano de suspensão por ter reconhecido e admitido a violação do código antidopagem.
Maratonista Daniel Nascimento testa positivo para doping e está fora de Paris 2024
Primeiro brasileiro a conquistar a classificação para Paris na maratona masculina ao atingir o índice olímpico em abril de 2023, em Hamburgo, Daniel foi submetido a um teste surpresa no dia 4 de julho. Segundo o documento emitido pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), o material biológico continha as seguintes substâncias: Drostanolona, Metenolona, Nandrolona, todas da classe de esteroides anabolizante S1, precursores da testosterona.
Um dia após a divulgação do doping em julho do ano passado, a equipe de Daniel Nascimento se manifestou e alegou que o atleta "convive com traumas e problemas mentais". No texto a equipe pede para que tenham empatia com Daniel para que ele fique bem. Desde então, o atleta não se pronunciou sobre o caso.
Equipe de Daniel Nascimento se manifesta sobre teste positivo para doping
Divulgação / Redes Sociais